Abordamos como os escritórios podem aproveitar a tecnologia para melhorar sua gestão e produtividade, abordando temas como inteligência artificial, integração com outros sistemas e personalização do atendimento.
À medida que a tecnologia se torna cada vez mais presente no cotidiano, torna-se difícil imaginar a execução de diversas atividades diárias sem ela. Na contabilidade, os benefícios são muitos, desde a automatização de tarefas rotineiras até a introdução de inovações significativas.
Embora a área contábil já utilize softwares e sistemas para facilitar muitas de suas operações, existem tendências emergentes que prometem agregar ainda mais valor ao trabalho. É sobre estas tendências futuras que iremos discutir.
Trabalho em conjunto com Inteligência Artificial
A inteligência artificial tem ganhado muito destaque como aliada em vários setores, mas muitos mercados ainda debatem os impactos dela em suas atividades. Na contabilidade, ela é vista como aliada, sendo incorporada em demandas importantes. É apenas uma questão de tempo para ela assumir um papel operacional cada vez maior.
Segundo Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), as IAs, em particular, são muito citadas pela sua capacidade de realizar operações repetitivas e poupar contadores de afazeres que costumam ocupar muito de seu tempo hábil. Isso significa que, daqui para frente, veremos contadores ocuparem um papel muito mais estratégico, dinâmico e consultivo dentro das empresas, o que transforma todo o mercado e traz uma nova maneira de entendermos a contabilidade.
O uso de inteligência artificial vai além das tarefas operacionais, auxiliando também na detecção de fraudes. Frequentemente, o volume de dados a ser analisado é vasto, e mesmo os profissionais mais atentos podem não captar todos os padrões e tendências. Neste contexto, a IA se destaca por sua eficácia nessa função.
Integração com outros sistemas
A integração com outros sistemas de gestão financeira será uma das maneiras mais eficientes de facilitar a comunicação de dados entre cliente e escritório de contabilidade. Dessa maneira, será possível compartilhar automaticamente todas as informações necessárias para relatórios financeiros ou declarações, por exemplo.
Como é muito comum em processos contábeis tradicionais as informações estarem atrasadas ou o cliente nem sempre saber onde os dados necessários estão, ter um sistema integrado se torna uma das melhores escolhas para ambas as partes.
Isso otimiza a rotina de processos e aumenta a produtividade, pois a obtenção de informações se torna mais fácil e rápida, com dados já filtrados.
Essa prática também contribui para eliminar retrabalhos, evitando que o contador precise redigitar todas as informações de uma plataforma para repassá-las a outra. Isso agiliza o trabalho e diminui o risco de erros.
Levando todos esses pontos em conta, outra vantagem da adoção de sistemas integrados é a otimização da jornada diária de trabalho. Isso permite ao contador dedicar mais tempo a atividades que agregam mais valor, como a elaboração de relatórios financeiros e análises de demonstrativos contábeis.
Personalização do atendimento
Melhorar a experiência do cliente não é apenas uma tendência futura na área de contabilidade, mas uma constante, especialmente em cenários de economia incerta. No setor contábil, a experiência oferecida ao cliente deve ser confiável, intuitiva, coesa e personalizada.
Uma forma de proporcionar isso é por meio da expansão de nichos. Segmentando clientes em setores similares ou com situações financeiras parecidas, é possível atender novas áreas do mercado, beneficiando clientes com conselhos mais específicos à sua situação.
Adicionalmente, o contador pode ampliar a oferta de serviços, diversificando as possibilidades de atuação com os clientes e potencializando o crescimento do escritório. A diversidade de serviços e a proatividade nesse aspecto geralmente são bem recebidas pelos clientes.
Estas são algumas das estratégias que um contador pode adotar para tornar seu atendimento mais atrativo, mas sua plena aplicação só é possível quando o escritório dispõe de tempo suficiente. Portanto, é fundamental que a integração entre sistemas e o uso da inteligência artificial ocorram em conjunto, oferecendo o suporte necessário.
Com isso em mente, o sistema Integradocs se destaca como uma ferramenta poderosa para auxiliar o contador no dia a dia. Ao importar Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFSes) no formato .pdf para nossa plataforma, realizamos a conversão desses arquivos para o padrão XML da Abrasf. Após essa transformação, disponibilizamos uma interface que permite uma rápida conferência dos campos da nota, possibilitando correções antes da geração do arquivo .xml final.
Essa abordagem permite que as equipes economizem tempo ao buscar informações ou transferi-las manualmente de um arquivo para outro, tornando o acesso a dados mais direto e acelerando o trabalho.
Outra vantagem é a capacidade de integração com outros sistemas financeiros. O Integradocs funciona com APIs, facilitando essa integração e proporcionando acesso facilitado a todas as informações, melhorando significativamente o trabalho do contador.
Converse com a nossa equipe, saiba como o sistema Integradocs pode potencializar o seu trabalho e faça um teste de demonstração gratuito.
Cuidar de muitas notas fiscais pode parecer um bom sinal para os negócios quando falamos de um escritório de contabilidade, mas o alto volume de trabalho que vem com isso acaba atrapalhando […]
Continue lendoOs escritórios de contabilidade que gerenciam um grande volume de notas fiscais enfrentam diversos desafios durante o processo de lançamento. Estes incluem a falta de tempo ou de organização, processos pouco claros […]
Continue lendo